Neogranel
notícias
03/10/2008
10 ANOS ALL ALIMENTOS
Em 2008 a All Alimentos completou 10 anos de atividades.

imagem

A arrancada...

Em Setembro de 1998 chegava ao Porto de Capuaba em Vila Velha o primeiro container trazendo 15 toneladas de Balas de Goma importadas da empresa Espanhola Sanchez Cano S.A. (FINI®). Materializava-se o sonho dos seus proprietários do que era até então apenas uma distribuidora regional de candies. Os desafios agora seriam bem maiores: atuar no mercado nacional como distribuidora master das marcas e produtos que representaria no Brasil.

O primeiro destes desafios seria o de fomentar e explorar novos nichos de varejo para a comercialização das balas de goma, de maneira a popularizar mais seu consumo, até então restrito somente ao pequeno e seleto grupo de consumidores que freqüentavam as redes de lojas franqueadas em shopping centers, como as multinacionais Sweet-Sweet Way e Sweet Factory. 

Assim, foi idealizado um pote “termo selado”com capacidade de 150 unidades de balas com formatos inusitados como as DENTADURAS e MINHOCAS que poderiam chegar ao consumidor a R$ 0,10/un.  E, também, que eles as pudessem encontrar em um universo de PDV’s muito mais amplo, como padarias, cantinas, lanchonetes, etc.

O sucesso foi tamanho, a ponto de a empresa importar 5 containeres/mês somente desses produtos, e nem mesmo as dificuldades impostas a partir da maxi-desvalorização do Real frente ao Dólar em 1999, impediram que este novo conceito de distribuição fosse instituído. Tudo isto motivou o fabricante europeu a instalar aqui, 2 anos mais tarde, sua mais moderna fábrica, cuja estrutura comercial optou para que fosse totalmente própria e autônoma.

Novos caminhos ...

A partir dessas experiências a All Alimentos buscou novas alianças com fabricantes que pudessem oferecer uma ampla gama de produtos de qualidade, além de firmes objetivos de explorar o promissor mercado brasileiro, e dentro dos preceitos éticos e profissionais necessários a uma sólida e duradoura relação comercial.

Assim, vieram as espanholas Vidal Golosinas S.A. e Nutrexpa S.A., a italiana Agostino Bulgari S.R.L., e alguns anos mais tarde a então Joyco Group S.A. (hoje Wrigley Co., com sede em Chicago-USA).  Recentemente foi a vez da sino-teuto-americana Candytech (Tiajin) Factoty Ltd, com sede em Tianjin-CHINA.

Há alguns anos a empresa também estreou no segmento de marcas próprias, com as pastilhas funcionais MINT STRIPS®, produzidas por um importante fabricante da China com quem fechou um acordo comercial.

Com eles a All Alimentos estabeleceu ao longo dos anos que se seguiram, uma estreita relação baseada em transparência e seriedade, visando atingir os objetivos comuns e fundamentalmente o de instituir os produtos e marcas no mercado, mesmo à custa de sacrifícios circunstanciais impostos por eventuais instabilidades no cenário econômico. 

Através da participação em tradicionais feiras comerciais especializadas, em edições nacionais como a SWEET BRASIL, APAS (Associação Paulista de Supermercados), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), a empresa tem buscado uma maior divulgação e instituição dos produtos e marcas que importa e distribui junto aos canais de venda do setor de candies.  Sempre com modernos e criativos estandes, viabilizados através das parcerias com seus fornecedores e fabricantes. Daí têm surgido algumas de suas principais parcerias com clientes e representantes, buscando igualmente estabelecer uma aliança baseada em princípios de seriedade comercial, através de condutas transparentes e éticas.

A empresa orgulha-se de ter superado a marca de 5.000 toneladas de produtos em mais de 300 processos de importação, rigorosamente inspecionados pelos organismos governamentais de inspeção aduaneira, especialmente a ANVISA que controla, com muito cuidado, a entrada de alimentos no país. 

Reestruturação para avançar...

A perseverança em momentos difíceis, a credibilidade e o know-how adquiridos ao longo de seus 10 anos de atuação, propiciaram a empresa estar presente nesta nova etapa em que nosso país começara a experimentar, de estabilidade econômica e crescimento sustentável. Valendo-se dessas conquistas e desse momento especial, a All Alimentos iniciou uma ampla reestruturação de seu negócio:

. Em 2007 mudou para uma sede com um armazém de 950 m² de área útil, com modernas instalações, inclusive com salas climatizadas para armazenagem dos produtos que demandam controle de temperatura e umidade.

. Em fevereiro de 2008 adquiriu um moderno sistema de gestão empresarial (ERP) da empresa TOTVS S.A. (inclusive com módulos de CRM e PORTAL cliente), cuja implantação está em curso e prevista para começar a rodar em Dezembro.

. Conjuntamente também está implantando um sistema de Gestão por Indicadores de Desempenho da mesma empresa, de maneira a medir mais precisamente suas ações e resultados.

. Em 2009 prevê instituir melhorias em GESTÃO DOS CANAIS DE VENDA e PLANEJAMENTO DE MARKETING INTEGRADO COM VENDAS, para melhor suportar a retomada das atividades de expansão de área de cobertura do mercado nacional, que havia interrompido no período passado de instabilidades na economia.




voltar
rodape fale conosco Rodrigues Design