Neogranel
dicas de saúde
09/07/2010
ALIMENTOS
SAIBA MAIS SOBRE COMPONENTES DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTNCIA

imagem

O que é açúcar orgânico?
O Açúcar Orgânico é um produto diferenciado, que não utiliza aditivos químicos em nenhuma etapa de seu ciclo de produção: do plantio à industrialização.
Assim, seu processo de produção é considerado natural, pois todos os fertilizantes químicos são substituídos por um método integrado de nutrição orgânica, que favorece a sustentabilidade ambiental, torna os grãos mais puros e traz a essência do mel da cana ao sabor dos produtos.

Qual a diferença entre açúcar orgânico e açúcar mascavo?
A diferença entre eles se resume nas etapas do processo de produção. O açúcar orgânico não utiliza nenhum tipo de aditivo químico e favorece a sustentabilidade ambiental.
Já o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e não passa por um processo de refinamento. Porém ambos possuem valores nutricionais semelhantes.

O que é Isomalte?
Isomalte é um açúcar modificado, produzido a partir de beterraba, obtido através de processos químicos. É um açúcar com propriedades diferentes do açúcar normal - sacarose; tem um índice calórico menor, pois só parte é degradado pelo organismo e é menos higroscópico (absorve pouca água), sendo que a sensação na boca é de um açúcar menos doce. Deve ser consumido com alguma moderação (menos de 50g por dia), visto que o organismo não o absorve totalmente, pode tornar-se num laxante.
Assim a vantagem do uso deste açúcar que derrete a 180ºC, pouco higroscópico é de poder ser trabalhado, produzindo caramelos mais estáveis, mais duros e incolores (podendo no entanto ser corados com corantes próprios para açúcar).


O que é Maltitol?
Maltitol é um edulcorante obtido através da hidrogenação da Maltose. É tão doce quanto a sacarose, e não são absorvidos completamente pelo organismo, de modo que possui menos calorias e carboidratos.

O que é Sucralose e quais são seus benefícios?
Sucralose é um adoçante derivado do açúcar, que apesar de ter seu gosto bem próximo ao sabor tradicional, não possui as mesmas calorias. Seu uso é indicado para pessoas que desejam/necessitam consumir quantidade reduzida de calorias, como diabéticos e obesos.
Seus benefícios:
a) Não causa problemas dentários;
b) Pode ser usada por gestantes e crianças, porque não afeta os níveis de glicose ou insulina no sangue;
c) Não agride o meio-ambiente, pois é biodegradável;
d) É um ótimo mascarador doce e não interfere em outros sabores ou ingredientes..

O que é Glúten?
O glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.

Quais são os benefícios da Farinha de Linhaça?
Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.

Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.


O que é Quinua e quais são seus benefícios?
Quinua é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas antes da chegada dos colonizadores. A quinua tem alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). Além disso, a quinua contém ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração.

Quais são os benefícios da Farinha de Aveia?
A farinha de aveia é um alimento nutritivo, rico em cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Entre seus benefícios, a aveia proporciona um bom funcionamento intestinal e uma digestão mais tranqüila, sendo acima de tudo muito gostosa.

O que são produtos Diet?
São produtos que apresentam ausência de alguns ingredientes ou nutrientes em sua formulação, como: açúcar, sal, gordura, carboidrato, glúten, sódio, colesterol ou proteínas; e não necessariamente apenas a inexistência do açúcar.
Assim, os produtos diet são produzidos principalmente para pessoas que necessitam de reduzir algum tipo específico de nutriente em sua alimentação, como é o caso dos diabéticos em relação ao açúcar.
Por isso, é preciso sempre prestar atenção no rótulo dos produtos para identificar em qual categoria ele é considerado Diet.

O que são produtos Light?
São produtos que não necessariamente sofrem a ausência total de algum ingrediente ou nutriente em sua fórmula, bastando apenas ter uma redução de, no mínimo, 25% em algum ingrediente. Por isso, geralmente os alimentos da linha light são direcionados às pessoas que têm primeiramente alguma preocupação com a estética e posteriormente com a saúde.

Qual a importância das fibras na alimentação dos diabéticos?
Além de contribuírem para a prevenção de inúmeras doenças, as fibras têm o poder de reduzir a concentração de glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e a sensação de saciedade. Além disso, as fibras também auxiliam na diminuição dos danos causados ao organismo, já que elas eliminam parte da gordura dos alimentos para fora do corpo.

O que são alimentos funcionais?
Alimentos Funcionais são aqueles que além de possuírem seus nutrientes básicos, produzem efeitos capazes de auxiliar e prevenir o risco de algumas doenças.
Fibras, cálcio e proteínas são alguns exemplos de nutrientes considerados funcionais.




voltar
rodape fale conosco Rodrigues Design