Neogranel
dicas de saúde
18/08/2008
Xilitol - Grande Aliado da Higiene Oral
O Xilitol to doce quanto a sacarose, mas cerca de 40% menos calrico

imagem

O que é Xilitol ?

É um adoçante natural, encontrado em plantas, frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura. É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É tão doce quanto o açúcar pois possui a mesma capacidade adoçante, sem provocar cáries.

É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos.

Trabalhando para inibir o crescimento de bactérias nocivas

Sua propriedade microbiológica o torna valioso como parte integrante de um programa de higiene bucal.

O XILITOL é o único entre os demais adoçantes substitutos do açúcar que realmente inibe sozinho o crescimento de Streptococcus mutans, com isto reduzindo a susceptibilidade à cárie. Além disso, o uso contínuo de xilitol ajudará a seleção de formas menos virulentas e resultará em uma microflora oral menos agressiva.

A capacidade do xilitol em reduzir a incidência de cárie dentária já foi demonstrada amplamente em numerosos campos de estudo, alguns realizados sob supervisão da WHO (World Health Organization)

Estes estudos utilizaram produtos com xilitol em diversas formas como: confeitos, chicletes ou pastas de dentes e os usuários possuíam diferentes faixas etárias assim como experiências variadas com relação ao aparecimento de cáries. Em todos os casos foi observada a mesma tendência demonstrando que o XILITOL reduz significativamente a incidência de cárie quando comparado ao grupo-controle que não recebeu xilitol.

O estudo mais recente realizado em Belize (1989 a 93), foi o primeiro a testar e comparar diretamente a eficácia entre chicletes com xilitol e sorbitol. O grupo de crianças submetido ao chiclete com xilitol mostrou um risco de cáries 70% menor do que o grupo que não consumiu nenhum chiclete e foi cerca de 50% menor que o grupo que consumiu chiclete com sorbitol. Este estudo de referência confirmou os resultados superiores conferidos pelo xilitol sobre o sorbitol.

Estimula a remineralização

Além de provar clinicamente que o xilitol ajuda a reduzir o aparecimento de cáries, comprovou-se também que ele é realmente capaz de reverter os estágios iniciais desta mesma lesão.

A formação de ácidos que acontece após cada refeição ou lanche, aumenta sobremaneira o risco do desenvolvimento de cáries. Como pode-se observar no gráfico, isto ocorre com pessoas que têm o hábito de comer guloseimas entre as refeições.

O sabor agradável do xilitol estimula a produção de saliva, que contribui para o aumento do pH da placa e a neutralização dos ácidos produzidos por outros carboidratos fermentáveis que tenham sido ingeridos.

O aumento do fluxo salivar tem outras vantagens pois na saliva contém alguns minerais, em particular cálcio e fosfato, que promovem a remineralização das primeiras lesões de cárie.  O estudo de Belize indicou que os chicletes com xilitol promovem a remineralização dos dentes em maior extensão do que os chicletes com sorbitol.

 Nossos produtos que contém Xilitol: Mint Strips

 





voltar
rodape fale conosco Rodrigues Design